sexta-feira, janeiro 23, 2009

From hell....



Até que ponto vale a pena manter seus funcionários no cabresto?

Vamos aos fatos, todos sabem que manter os funcionários estressados e sob pressão psicológica só fazem render menos à empresa.

Tomemos como exemplo a Google. Os funcionários da Google não usam uniformes e nem são obrigados a se vestirem em trages sociais. Aqueles principalmente que não lidam com o público tem horários a cumprir, mas o resto pode entrar e sair no horário que quiser, porém têm metas a cumprir mensalmente, dessa forma, contanto que você mantenha todas as tuas metas no trabalho, pode sair às 11 da manhã e voltar pra casa ou chegar às 3 da tarde.

Convenhamos que a Google é a empresa de maior sucesso no momento quase dando na cara da Microsoft, Bill Gates mesmo já disse que vive com um olho na Google pois ela pode tomar domínios da Microsoft em minutos. Isso mostra que o rendimento dos empregados não diminui com uma certa liberdade, porque você nunca é 100% livre, os caras da google podem fazer os horários deles, mas se não trabalharem ele vão ficar desempregados, as metas estão lá para isso.

Tá certo que lembra o tal do Ócio Criativo de Domenico de Masi (esse eu sou fã, sociólogo muito bom!), mas funciona muito bem!


Agora, vamos ver como funcionam as empresas aqui no Brasil... Na maioria das vezes o acesso à internet é restrito, você ganha muito mal, se estressa demais, sempre tem um cara buzinando na sua orelha, não pode chegar nem 5 minutos atrasado que ouve graça e seu trabalho nunca está bom! Acho que sabemos o porque não rendemos assim tão bem...

Eu trabalho numa empresa pequena, a internet não é restrita, não tem senha nem nada mass.... tenta mandar um e-mail pra sua mãe, pesquisar na lista telefônica, abrir google ou qualquer outra coisa do gênero pra você ver só!

Hoje meu chefe chamou a antenção do escritório inteiro porque duas funcionárias estavam se falando via skype durante a manhã (chat, não voz), outra mandou e-mail para mãe, outra pro namorado, outra estava no google procurando uma informação e durante um momento de descontração falamos sobre the sims. parece um pouco demais, chocante... ohhh, mas não necessáriamente. O rendimento lá não deixa a desejar para ninguém, estamos à frente de muitos concorrentes, terminamos sempre o trabalho bem feito e nunca temos reclamações, só elogios. Acredito que ele não deveria se importar de alguém atendendo uma ligação da mãe, mandando mensagem no celular para um amigo ou qualquer outra coisa, mesmo porque isso não é todas as horas do dia, todos lá trabalham bem, ninguém é folgado e fica ignorando trabalho e o rendimento não é baixo.

Eu mesmo mandava um e-mail para minha mãe explicando uma coisa sobre o boleto bancário do meu curso de tradução e quando ele veio me acusar de estar brincando na internet quando ele chegou e falei isso ele me responde "se fosse importante você teria continuado". Agora se eu não tivesse fechado a janela ele teria falado um monte da mesma forma! E como ele sempre pesa com essas coisinhas eu fechei mesmo, ou ele ia parar pra ler o que eu estava escrevendo!

O melhor de tudo é que assim que respondi a pergunta dele ele vem "E quem é que manda nessa merda aqui?"

De verdade eu senti vontade de levantar e falar "beleza eu me demito, to saindo". Não vou me estressar por conta dele, não quero me estressar por conta dele, se ele perdeu todos os fios de cabelo da cabeça por ser nervoso o problema não é meu, mas eu rendo muito bem lá, sou quem fala inglês melhor, que tem melhor vocabulário e gramática, refiz todas aquelas estatísticas e deixei tudo sem erros, faço os trabalhos rápido, mando tudo na hora certa pros caras e ele vem me proibir de falar com a minha mãe no telefone e de ocasionalmente mandar um e-mail pro meu namorado que nem nesse país mora?

Olha eu não to afim de casar com 40 anos nem de ter filhos aos 70, e nem de começar a aproveitar a vida aos 80. Há dias que precisamos de uma válvula de escape pra não explodir com a pressão, manter todos sob mais pressão arruina tudo, a atenção cai, os erros aumentam...

Pois eu acho que deveríamos pregar o tal ócio criativo. A gente poderia ter liberdade de usar nossos e-mails e de vez em quando atender a mãe ou a um amigo combinando um lugar pra almoçar.

Meu chefe pode ser uma pessoa legal, brincar e tudo, mas essa mania controladora dele deixa a gente num clima horroroso, terça veira voltei do escritório às 9 da noite por conta de um "projeto" que nem deu certo, foi enterrada pela empresa que temos parceria, e eu não fiz nada lá, não ganhei nada por isso, só dor de cabeça, com a minha mãe me ligando e meu namorado reclamando via celular.

Sabe eu já me empenhei bastante no trabalho, cheguei mais cedo, saí mais tarde, encolhi horário de almoço, briguei com família, dispensei amigos. Poxa eu quero ter uma vida, fazer de tudo pelo trabalho pra no fim das contar levar uma paulada na cabeça por falar no telefone e mandar um e-mail?

Acho que na verdade ele não preza muitos os funcionário, por isso que tem uma rotatividade alta lá. Ele pode ter certeza que eu não vou durar muito lá, passado Fevereiro, que foi o combinado entre nós, de eu não sair antes de fevereiro por conta da reunião dele em Dubai, ele pode ter certeza que eu não vou estar mais lá, estou procurando outro lugar.

Sei que nas outras empresas eu não vou ter a mesma liberdade da Google, mas eu sei que eu ou poder enviar um e-mail pra minha mãe ou pro meu namorado ocasionalmente ou atendê-los no telefone não é mesmo? E quem sabe ganhar mais, porque tanto stress assim por 400 reais por mês não ta valendo a pena mesmo...

Eu tenho um super tempo ocioso, as vezes termino o trabalho do dia em 1 hora.. e o resto do dia? Fingir que trabalha e não poder mandar nem 1 e-mail pra alguém? Fala sério... algum lugar tem q ter um trabalho que a gente tenha um equilíbrio...

Bom, enquanto ainda não trabalho na Google (ahUAHuahUA sooonha), vou me virando aqui, mas num lugar que não me estressem tanto por coisas tão fúteis.




14 comentários:

Clínica MULA ZEN CABEÇA - Dpto. de Letras. disse...

é... agora eu realmente acho q é melhor dar aulas, viu... vc me convenceu!

bjus e boa sorte!

Dr. Muthi

LëO disse...

Olha, sou adepto da teoria que cada um sabe o que faz, cabresto nao adianta. Deixa eles "livres" mas exige resultados.
Vai fazer tal coisas, faz como quiser, desde que faça e faça BEM!
Tem que ter é responsabilidade, muito se matam ai!

Dai separa-se os bons do ruins!

Uto.Entro+Pias disse...

Curtii...xD
Interessante o nome e tudo...xD
Continua...xD

Apolo Valmont disse...

Hehe

Já diria Terça Insana:Cada um tem que fazer pra si proprio e esta tudo bem,tudo otimo!Confirmando isso,acho que se cada um se preocupar e fazer da melhor maneira possivel...Tah Otimo!

Anônimo disse...

concordo com você, acho que "liberdade" não faz mal a ninguém, agora convenhamos que no Brasil, com a taxa de desemprego do nosso país, isso não funcionaria...infelizmente..o sistema obriga os empregados a cada dia..trabalharem mais como loucos...

Thiago Sampaio disse...

Exija o resultado, como o empregado irá conseguir, não importa, de liberdade de o homem pensar e criar. Assim chegaremos longe, ótimo blog.

http://surupanganews.blogspot.com

Anônimo disse...

OI Joyce,gostei do seu comentário no meu blog.
Pegue aquele selo e repasse aos blogs que você recomendou,ficarão contentes em saber isso!
Beijos pra ti e obrigada pela visita!

Unknown disse...

where I can pee as often I like!
AEuaheuHAEUHAUEHuaehuAHEUHauehuAHE
tava ruim pra essa...
AEHauehUAHEUaheuhAEUHAuehUAHEUhe

--
www.moolegal.wordpress.com

Cadinho RoCo disse...

Existem pessoas que se perdem no comando e pela resposta aí do chefão percebe-se que é, no mínimo, um mal educado e direi mais; inseguro. Faça o que planeja e encontre o seu lugar, é isso mesmo.
Cadinho RoCo

palavras ao vento disse...

podemos dizer que por causa de algumas pessoas...alguns patrões ficam em cima...marca serrado..o blog e interresante...

http://verdadesentrementiras.blogspot.com/

Anônimo disse...

opa !! eu comentei aqui ontem, mas não poderia deixar de agradecer o comentário que vc fez no meu blog, não moro em santos, nem em São Paulo, mas é claro tenho o maior respeito pela população desse estado e da cidade, e sei da grandiozidade de Santos, e é claro que o que eu fiz é uma brincadeira, assim como eu já fiz, para Belém, São Paulo (ontem), Rondonia...Acre, Etc..etc..

Fico muito feliz, que diferente de outras pessoas, vc entendeu que é um saracasmo...um exagero uma brincadeira, nunca a intenção é diminuir a cidade ou uma persegioção a cidade de Santos.

Fico muito feliz por você ter lido e comentado no meu blog, me engradeçe bastante, pessoas de contéudo como você me dando dicas, me ajudando em geral, muito e seu blog também é muito bom, estarei sempre aqui...

Abraços !!!

Anônimo disse...

por isso que o Google é a empresa que é.
Sabe tratar bem os funcionarios

Dan Pessôa disse...

Concordo plenamente. A relação patrão-empregado precisa ser modernizada. Afinal, o que é mais importante: cumprir os horários ou realizar as tarefas?

parabéns pelo blog!

www.danpessoa.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Joooy... não sabia que vc tinha um blog =D e faz tempo já xD
E sobre o seu post (final), eu acho que vc tem capacidade pra entrar numa google da vida sim xD o seu "sooonha" pode se tornar realidade logo logo heim? =D

Beijão!